top of page

O Monograma Apostólico

 

A palavra “monograma” é de origem grega (monos + grama). É o relacionamento de duas ou mais letras iniciais do nome de uma pessoa. Em sua forma primitiva, o monograma apostólico consistia em duas letras gregas X (chi) e P (rou), que são as duas letras iniciais de XPISTOS, que é o nome grego de Cristo.

 

Vemos essas duas letras desenhadas no centro do monograma. As letras gregas Alfa e Ômega significam que Xpistos (Cristo) é o Primeiro e o Último, e os ramos em volta nos mostram que Cristo está coroado de glória e com palmas de triunfo.

 

Os ramos foram usados pelo povo na entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Assim sendo, o monograma tinha para os cristãos primitivos, e para nós também, um significado histórico e verdadeiro símbolo de fé: “Jesus Cristo é o Primeiro e o Último, coroado de glória e com palmas de triunfo”.

 

Nós, apostólicos, não usamos o símbolo ou a imagem da cruz, pois ela é um símbolo pagão, introduzida no cristianismo pelo Imperador Romano Constantino. Os cristãos dos primeiros anos de cristianismo usavam apenas dois símbolos: o monograma e o peixe. Nossa versão do monograma foi desenhada a mão pelo Pr. Adonias, e todas as formas modernas computadorizadas tinham que passar por sua aprovação.

bottom of page