top of page

Diferença da Lei para a Graça

A mais admirável divisão da Palavra de Deus é, sem dúvida alguma, a que diz respeito a Lei e a Graça. Realmente, esses dois princípios que são opostos entre si, caracterizam as duas mais importantes Dispensações: a Judaica e a Cristã. "Porque a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (Jo 1:17). Essa afirmação não quer dizer que antes de Moisés não existia nenhuma Lei, ou que antes de Cristo não havia Graça e verdade. A proibição feita a Adão de não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 2:17), não passava de uma lei, e certamente a graça foi docemente manifestada quando o Senhor Deus foi em busca de suas criaturas que haviam pecado, para cobrir sua nudez com túnicas e peles de animais (Gn 3:21).


A Lei, como parte da revelação vontade de Deus, e a Graça, como parte da bondade de Deus, sempre existiram. Mas a Lei, quando assim aparece mencionada na Bíblia, foi dada por Moisés, que dominou e caracterizou o período entre o Sinai e o Calvário. Da mesma forma, a Graça está dominando, ou dando o seu caráter específico à Dispensação que começou no Calvário e há de terminar no arrebatamento da Igreja.


Lei e Graça

É mais que importante observar, entretanto, que as Escrituras em qualquer dispensação, jamais misturararam ou confundiram esses dois princípios, Lei e Graça. A Lei sempre tem seu lugar e a sua função bem distinta e inteiramente diversa da Graça.


A Lei é Deus proibindo e exigindo, a Graça é Deus suplicando e dando; A Lei é o ministério da condenação, a Graça é o ministério do perdão; A Lei amaldiçoa, a Graça redime da perdição; A Lei mata, a Graça dá a vida; A Lei fecha a boca de todos diante de Deus, a Graça abre a boca para louvá-lo. A Lei afasta o culpado para longe de Deus, a Graça o conduz para bem perto de Deus; A Lei diz: "olho por olho, dente por dente", a Graça diz: "Não resistais ao mal, mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra" (Mt 5:38,39).

A Lei diz: "aborrecerás o teu inimigo", a Graça diz: "amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e perseguem" (Mt 5:43,44). A Lei diz: "Fazei e vivei", a Graça diz: "Crêde e vivei". A Lei nunca teve um missionário mas a Graça deve ser pregada a toda e qualquer criatura (Mt 28:19,20).


A Lei condena totalmente o melhor homem, já a Graça justifica graciosamente o pior ser humano. A Lei é um sistema de provas, e a Graça é um sistema de favor. A Lei apedrejaria uma pobre pecadora, mas a Graça diz: "nem eu te condeno, vai enão peques mais" (Jo 8:11). Sob a Lei, a ovelha morre pala mão do pastor, sob a Graça, o pastor morre pela ovelha.


Em toda parte das escrituras, a lei e a Graça são apresentadas em esferas diamentralmente opostas. A confusão entre esses dois sistemas, que notamos em muitos dos ensinos da atual Dispensação, tanto prejudica a um como ao outro, pois a Lei é despojada do seu terror, e a Graça da sua liberdade.

Estudos
Recentes
Arquivo
Autores e Assuntos
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page